Reunião com a Copasa e o Saae sobre a região do Bela Vista

Publicado em: 1 de Setembro de 2021. Última Atualização: 22 de Outubro de 2021

Discutir a falta de abastecimento de água nos bairros Mirassol, Bela Vista, Gafanhoto e Estrela do Oeste Clube com os representantes do Saae e da Copasa foi o objetivo da reunião realizada na Câmara, em 31/08.

Para tentar resolver esse problema, o Executivo enviou ao Legislativo o PL 36 para autorizar a Prefeitura a firmar um convênio com a Copasa para promover o atendimento a esses bairros. Esse projeto foi requisitado pelo Anteprojeto 06 que foi assinado pelo Vereador Anjo Gontijo. O Vereador Anthony Rabelo, por sua vez, apresentou uma emenda para determinar duas mudanças no PL: a) o convênio será firmado entre Copasa e Saae, b) Saae vai ser o responsável pela operação do saneamento.

O PL 36 e sua emenda modificativa só poderiam ser concretizados após a realização de uma licitação que é imposta pelo Marco Regulatório do Saneamento que foi aprovado em 2020, conforme lembrou Assessor de Assuntos Técnicos do Saae, José Alberto Carvalho.

Em relação à ideia proposta pelo projeto, Eustáquio Calderaro, Engenheiro de Produção e Operação da Copasa, disse que a parceria é viável, e que a empresa faria uma obra com extensão de 600 metros para realizar a captação da água do rio Pará.

Se tal parceria não for celebrada, o Saae teria que ser o responsável pelo abastecimento que seria feito por meio de poço artesiano ou captação do rio. O Diretor Geral do Saae, Fábio Rabelo, informou que uma perfuração de 170 metros de profundidade já foi realizada na localidade, e não conseguiu encontrar água. Além disso, foram levantados outros dois problemas: a) o preço do metro cúbico da água que será cobrado por causa da parceria, b) viabilidade econômica do empreendimento considerando o número pequeno de moradores da região.

Esse problema é consequência do modo como os loteamentos eram aprovados no passado, sem a exigência de infraestrutura, conforme lembrou o Prefeito Edson Vilela que ressaltou que a região entre a ponte do Gafanhoto e Salgados, às margens da MG 050, vai crescer muito nos próximos anos, e por isso, o Saae precisa ter uma ação mais efetiva no local. Vilela também informou que os recursos para a construção de uma adutora de água em Salgados já estão garantidos e que ainda é necessário esperar a Funasa aprovar o projeto.

TAG's: reuniao, copasa, saae