Vinícius Rodrigo: determinação no atletismo

Publicado em: 23 de Agosto de 2022. Última Atualização: 31 de Agosto de 2022


Campeão mineiro sub 18, nos 1.500 m, em 2021, e campeão mineiro adulto, no revezamento 4x 400 m, em 2022. Essas medalhas foram conquistadas por Vinícius Rodrigo Silva, 15 anos, atleta amador de Cajuru. Para atingir essas conquistas, Vinícius afirma que treina de 3 a 4 h por dia, e divide o treino em duas partes: corrida na rua, e atividades na academia como pilates, musculação e fisioterapia.

 

Para dar conta do treinamento, da escola, e da ajuda que dá ao trabalho do pai que é carpinteiro, Vinícius costuma acordar às 5h.

 

Rotina

Essa rotina é auxiliada pela equipe da academia Inspire, de Cajuru, liderada pela fisioterapeuta Bruna Barreto, e pela treinadora Ana Paula Almeida Ferreira que mora em BH. O jovem diz que é acompanhado gratuitamente pela Inspire há seis meses, onde realiza atividades de segunda à sexta-feira, além de ser orientado pela treinadora três vezes por mês, presencialmente, desde julho de 2021.

 

Ana Paula, 47 anos, é atleta há 30, e treinadora há 20, e diz que conversa com Vinícius diariamente para orientá-lo. Para facilitar o treino, a técnica conseguiu que Vinícius treinasse gratuitamente por dois meses para o Jemg, na pista da Puc, em BH. Após esse período, a universidade vai cobrar uma taxa, e se o atleta não conseguir recurso, segundo a treinadora, ele vai voltar a treinar na rua. Vale destacar também que Vinícius é atleta da equipe Clã Delfos, de BH.

 

Falta de apoio

Esse apoio impulsiona a carreira do atleta que encontra na falta de patrocínio um grande obstáculo. Vinícius afirma que não competiu no estadual sub 20 que foi realizado em Ipatinga neste ano devido à falta de recursos. Para tentar vencer a dificuldade financeira, Vinícius já realizou uma rifa de uma camisa da seleção de atletismo para custear a participação no brasileiro que foi disputado em Cascavel PR, em outubro de 2021, e uma vaquinha para comprar um relógio de atleta.

 

Na divulgação virtual feita da vaquinha, ele conseguiu a doação do relógio, e o dinheiro arrecadado foi utilizado para a compra de material de treino e roupa de atletismo. Em relação à rifa, foi levantado por volta de R$ 700, valor que o permitiu disputar além do brasileiro no PR, o estadual em SP.

 

Apesar das dificuldades, Vinícius está mirando o estadual de MG que será realizado no início de 2023, e sonha alto com a São Silvestre, Mundiais e Olimpíadas.

Início da carreira

Vinícius começou a correr por conta própria para aprimorar a forma física para jogar futebol. Ele começou a tomar gosto, e começou a publicar os tempos das corridas no Instagram, e as marcas chamaram a atenção do treinador Bruno Andrade que mora em Ribeirão Preto SP que o orientou virtualmente entre março e outubro de 2020. Em seguida, o atleta mudou de treinador e foi, do final de 2020 ao meio de 2021, pupilo de Sanders Luis Santos que mora em Nova Lima, região metropolitana de BH. Por incentivo do técnico, Vinícius correu a primeira competição oficial em dezembro de 2020 que foi realizada em Ipatinga onde obteve o 5o lugar geral, na modalidade de 5 km. Em junho de 2021, Vinícius entrou para a equipe Clã Delfos, de BH, e disputou a primeira competição de pista naquele mês.

 

 




TAG's: vinicius, rodrigo, determinacao, atletismo

Inicial | Voltar
Link permanente: